Uma viagem para o parque de Karelia e Ruskeala de carro - minha revisão da viagem

Pin
Send
Share
Send

Autor: Igor

Uma viagem à Carélia de carro foi minha primeira experiência séria ao dirigir - antes de viajar com amigos e sentar-se ao volante nos casos mais extremos (quase nunca).

Portanto, vou acalmar com antecedência aqueles que também têm uma curta experiência de direção. O percurso na Carélia é bastante simples, as estradas são boas.

Vou te dizer o que vale a pena ver na Carélia, onde é melhor pernoitar. Vou citar os preços dos principais atrativos e no final deixarei um comentário e um conselho para uma viagem independente. Tudo dentro de 2-3 dias, se você for por uma semana, você terá que procurar outros lugares :)

Onde posso alugar um carro em São Petersburgo?

É necessário fazer online e com antecedência. Porque eu tive um problema quando estávamos procurando um carro grátis no local até a noite! E ainda não é a alta temporada. E já em 2021 - o ano do grande turismo na Rússia - tudo relacionado a morar e se mover é resolvido instantaneamente.

Além disso, alugar um carro online é tão fácil e confiável quanto voar para São Petersburgo. Eu me preparei completamente para a viagem e concluí que os carros costumam ser escolhidos para alugar na Rússia nos sites:

  • EconomyBookings
  • RentalCars

Escolhi o primeiro, deu tudo certo. Eu reservei um Hyundai Сreta e consegui.
Um aluguel de carro puro por dois dias saiu por 5.000 rublos - isso com um desconto devido ao final do outono, no verão será mais caro. Também paguei 500 rublos a mais para lavar o carro, não queria procurar nada na cidade, mas tinha que levar limpo. E ele pediu um seguro Casco - afinal, ele estava dirigindo pela primeira vez. Custava 500 rublos por dia. Bem, havia um depósito de 5.000 rublos, que foi devolvido depois que o carro foi devolvido.

Em geral, resultou 6.500 rublos em 2 dias, falarei sobre a gasolina mais tarde. Aliás, inicialmente reservei o carro por 3 dias, mas eles me encontraram no meio do caminho e me permitiram terminar o aluguel antes, o dinheiro foi devolvido.

Um ponto importante. Se você for de carro em São Petersburgo, a locadora deve ser avisada sobre como sair da região de Leningrado. Isso está explicitado nas regras de aluguel, mas eu, é claro, não percebi :)
Portanto, fiquei muito surpreso com as dez chamadas perdidas depois de deixar a zona "morta" em algum lugar na vastidão da Carélia. Acontece que eles podem até desligar o motor. Por telefone, reemitimos o contrato de locação, jogando outros 5.000 rublos do depósito no cartão - ou seja, você pode sair, mas com uma notificação e um depósito maior.

Agora vamos ao que interessa, com mais detalhes sobre o descanso na Carélia: no verão, inverno, outono - é lindo em qualquer época.

Quanto tempo leva para chegar a Karelia de carro?

Ver no Parque Ruskeala (cânion inundado)

A rota para o Parque Ruskeala (o local turístico mais popular) dura pouco - saindo de São Petersburgo, você pode chegar lá em 4 a 5 horas. Se você decidir ir para Petrozavodsk, levará cerca de 6 horas para chegar lá.

Por exemplo, saímos do centro da cidade às 6:00, no caminho pegamos lugares interessantes na Carélia com paradas e por volta das 13:00 chegamos ao parque.

De São Petersburgo, há duas rotas pela Carélia, e ambas passam ao redor do Lago Ladoga:

  • Nossa opção é via Sortavala via A-121. Esta estrada fica mais perto da fronteira com a Finlândia, é mais rápida e, ao longo do caminho, existem alguns lugares incomuns, como uma igreja luterana abandonada.
  • A segunda opção é ao longo da estrada E105 do lado norte do Lago Ladoga. Não sei os detalhes, mas definitivamente mais.

A distância de Moscou para a Carélia, é claro, é mais - cerca de 1000 km e 12-13 horas de carro. Se eu estivesse saindo da capital, teria passado a noite em São Petersburgo e, de manhã cedo, teria me mudado para a Carélia.

Quanto tempo leva para chegar a Karelia de carro?

São Petersburgo-Carélia (Parque Ruskeala)4,5 horas / 300 km
São Petersburgo-Petrozavodsk6 horas / 440 km
São Petersburgo - Ladoga Skerries3 horas / 220 km
Moscou-Carélia (Parque Ruskeala)12 horas / 1000 km

Quais são as estradas na Carélia?

Dois tipos principais de estradas encontrados na Carélia

As estradas principais da Carélia são excelentes. Não sei há quanto tempo, mas na nossa viagem de 2020, eles já eram lisos e incrivelmente bonitos (isso já é um mérito da natureza na Carélia).
A abordagem de alguns pontos turísticos geralmente não é pavimentada, sem asfalto, mas é perfeitamente possível dirigir um carro. No final do outono, não havia nem um indício de áreas onde alguém pudesse ficar preso.

Quase todo o caminho você estará cercado por belos lugares da república. Avalie a qualidade das estradas no vídeo que filmei enquanto viajava na Carélia - mostro as estradas principais e as estradas de acesso lá.

Muitas vezes a estrada fica coberta por uma névoa densa, como de um filme de terror (peguei esse momento no vídeo). O fato é que de uma forma ou de outra o caminho serpenteia ao longo do enorme Lago Ladoga - e este é o culpado da visibilidade quase nula. Mas a névoa se dissipou rapidamente, embora parecesse que nunca iria deixá-la.

Por postos de gasolina tudo está bem também. Existem muitos deles, mas na entrada do parque Sortavala e Ruskeala ele se torna menor. O custo da gasolina é igual ao das grandes cidades. Para a viagem de ida e volta, reabastei o Hyundai Creta duas vezes, para um total de 3.000 rublos. Mas há problemas com comida no caminho, então aconselho você a fazer compras em São Petersburgo. Portanto, é mais barato e mais rápido no tempo. Juntamos comida em VkusVilla à noite e não vimos a fome ao longo do caminho.

Ehh, se não fosse pelas fronteiras fechadas ... Seria possível no caminho de volta, como nos bons velhos tempos, dar uma passada na Finlândia em Lappeenranta ou mesmo em Helsinque.

Ok, a próxima pergunta: onde vale a pena visitar quando viajar para Karelia de carro?

Percurso de carro na Carélia - onde estivemos?

Lago em recifes de Ladoga (caminhe cerca de 15 minutos)

Dirigindo pela Carélia, você encontrará muitos, MUITOS nomes que são estranhos aos ouvidos e aos olhos. Aqueles com um leve toque finlandês - por exemplo, Kitenjoki ou Haapalampi. Isso ocorre porque parte anterior da terra pertencia à Finlândia. Não sou forte na história, mas foi aproximadamente antes da Segunda Guerra Mundial.

O que ver na Carélia de carro em 1-2 dias?

Dia 1: Skerries Ladoga (Koyonsaari) - Kirkha em Lumivaara - Parque Ruskeala - Cidade de Sortavala (onde você pode ficar).

  • Os recifes Ladoga são centenas de ilhotas pequenas e não muito pequenas no Lago Ladoga. Mais precisamente, em suas margens, como se Ladoga dividisse o terreno em pedaços e abrisse caminho para as profundezas.

São muitos skerries, e o ideal seria alugar um barco e ir de ilha em ilha ... Mas tínhamos apenas uma ou duas horas restantes e uma grande vontade de aprender o que são skerries. Se tivéssemos tempo, eu faria este passeio de barco - comentários muito bons sobre ele:

Mas escolhemos uma ilha - Koyonsaari, como o "bule" mais acessível para o turista independente. Demora cerca de 20 minutos para chegar da estrada principal por um off-road adequado. Você dirige até a barreira, abandona o carro - e então a pé, você só pode se mover ao longo da Koyonsaari sozinho ou de bicicleta. Não há infraestrutura e o centro recreativo mais próximo - Vyatikkya - fica antes da entrada da ilha.

Taxas de entrada para o Parque Ruskeala

Koyonsaari é uma natureza nórdica do norte. Troncos cobertos de musgo de árvores altas, moitas de samambaias, arbustos rastejando no chão, bétulas, coníferas. E no outono, como cogumelos de uma cesta, eles se espalham na beira da estrada (talvez sejam cogumelos, mas também são uma alegria para um morador da cidade). E bagas, bagas nos arbustos - o mar! Mirtilos, mirtilos, outra coisa irreconhecível. Em uma palavra, tudo se confunde aqui.

Depois de 800 metros da entrada, a estrada de terra se bifurca: você pode percorrer três quilômetros à esquerda para o interior da ilha, encontrar um mirante e admirar todo esse milagre natural de cima. Ou você pode trapacear e ir para a direita, e depois de 200 metros ir para a costa, para uma ampla praia de areia. No verão, eles nadam, tomam banho de sol, relaxam e armam barracas aqui. No final do outono - não uma alma, só você, patos famintos e recifes no horizonte.

  • A igreja abandonada em Lumivaara é uma igreja luterana em uma aldeia chamada Lumivaara. Não, não estamos na Finlândia, ainda estamos na Carélia :)

O abandono também é hipnotizante - com sua pele você sente o peso dos últimos anos - e a forma angular ascética do próprio edifício. A igreja foi construída em 1935.Mas, pelo que entendi, foi abandonado imediatamente após a Segunda Guerra Mundial, e não está claro se sequer cumpria o papel de uma igreja.

Você pode entrar, tem cheiro de poeira e murcha. Você pode escalar a torre do sino, mas a ideia não é segura - a escada não parece confiável. Um sino impressionante está pendurado no topo. Provavelmente, eles o chamam, mas com a nossa chegada ele teve tempo de enferrujar.

Igreja finlandesa em Lumivaar

Há também um cemitério finlandês próximo à igreja, onde estão enterrados os soldados de Lumivaara, que morreram nas guerras de 39-44. Karelia e Lumivaara eram territórios disputados entre a Finlândia e a URSS e passados ​​de um país para outro, juntamente com a evacuação forçada de residentes.

  • O Parque Ruskeala é o destino mais popular na Carélia, a taxa de entrada é de 350 rublos por pessoa.

Mas, em geral, 30 minutos são suficientes para a sua inspeção :) É aconselhável ir apenas por puro 4 horas? Não. Mas se você incluir os lugares descritos acima na rota - sim, eles "esticam" a viagem.

O Parque Ruskeala consiste em vários desfiladeiros de mármore e rotas que passam por eles. O mármore foi extraído aqui de 1766 a 1998. Em escala industrial e ordens do governo - até a Catedral de Santo Isaac em São Petersburgo foi decorada com uma pedra! - As pedreiras de Ruskeala gradualmente ficaram desoladas.

Mas os desfiladeiros formados revelaram-se tão bonitos, com troços a preto e branco, inundados de água e cobertos de abetos, que era impossível não transformar este local num “cartão de visita” da Carélia.

Os três pontos principais de Ruskeala são a mina nº 2 na entrada do parque, a pedreira de mármore Big inundada (dica: o melhor ângulo para uma foto logo após a saída da mina) e a pedreira italiana “seca”. Você pode caminhar e tirar fotos de tudo em 30-40 minutos. Sim, é muito pitoresco aqui, mas ... Eu diria que isso não compensa o caminho vencido.

Todas as outras atividades são por dinheiro:

- Tirolesa - 1.200 rublos
- Excursão por túneis subterrâneos - 1.500 rublos

Total: todos os três pontos turísticos podem ser vistos em 1 dia. Saímos de São Petersburgo às 6h30 da manhã. Por volta das 10, estávamos na Ilha Koyonsaari e chegamos à igreja a tempo para o almoço. Acabamos em Ruskeale às 13:00, passamos no máximo uma hora e voltamos para São Petersburgo, demorou 4,5 horas para chegar lá sem parar.

Em geral, reservamos um hotel na Carélia em Sortavala, porque pensamos que o parque iria durar até a noite. Mas decidimos não perder o dia seguinte em São Petersburgo. A viagem de volta, claro, foi difícil devido ao cansaço, então passar a noite perto do parque é uma ideia sensata. Além disso, há hotéis e centros recreativos tanto em Ruskeala (mais caro) como na cidade de Sortavala (mais barato).

Dia 2: Fábrica Läskelä abandonada - Monte Hiidenvuori - Depósito de romã Kitelje - Cachoeira Koirinoya.

Estes são lugares não muito longe de Sortavala, você pode vê-los antes do almoço no dia seguinte e depois mudar para São Petersburgo.

E é assim que a cidade de Sortavala se parece - uma cidade comum, com exceção de um nome incomum :)

Os pontos turísticos da Carélia não se limitam aos que listei. Esta é também a Igreja Nikolskaya e Kinerma (de acordo com algumas classificações, a aldeia mais bonita) e a ilha de Valaam. Mas, na minha opinião, vale a pena voltar lá se você estiver viajando pela Carélia mais do que apenas no fim de semana. E este texto é sobre o que ver em 1-2-3 dias. Mas tive que lançar ideias para uma viagem de uma semana :)

Minha opinião sobre o parque Karelia e Ruskeala - quanto custou a viagem de São Petersburgo?

Caminhando pela floresta em Skerries Ladoga / Escalamos a igreja em Lumivaar

A natureza da Carélia é linda - você não pode encontrar tal coisa na Rússia central. Você pode não ficar impressionado apenas se já esteve na Noruega, Finlândia ou Suécia antes, afinal, esta é uma área natural. Minha avaliação da viagem de carro à Carélia é extremamente positiva. Há pouco que se compare a uma mini-jornada com seu próprio poder e total mobilidade na hora de tomar decisões - virar aqui ou ali? talvez para o lago?

Mas eu entendo que nem sempre é possível dirigir, e o que quem não tem carteira deve fazer? Nesse caso, você pode fazer uma excursão pela Carélia - já existe um programa bem pensado, histórias interessantes de uma pessoa experiente, e não solicitações ao Google no local e zero cansaço de concentração constante na estrada!

  • Há excursões no local, de Sortavala ou Petrozavodsk, e de São Petersburgo - veja toda a variedade com diferentes rotas no Tripster

Quanto custou a viagem?
Consideramos: alugar um carro 6.500 rublos por 2 dias, gasolina 3.000 rublos, comprar comida e café na estrada 1.000 rublos, entrada no parque 700 rublos - um total de 11.200 rublos, se você fizer tudo em um dia (sim, você pode deduzir o custo de um dia "extra" de aluguel de automóveis).

Pontas.

- Deixe-me lembrá-lo mais uma vez: avise a locadora onde você aluga um carro que você vai para a Carélia. Negocie com antecedência para que você não possa relaxar na Carélia como um selvagem no sentido literal da palavra :)

- Os preços da gasolina na Carélia são iguais aos de outros lugares, mas há tempo para reabastecer, se necessário, para Ruskeala e Sortavala.

- Se vir o ponto do Lago Yastrebinoye no mapa e decidir, como nós, ir até aos arribas - não há necessidade :) Não encontramos caminho e simplesmente perdemos tempo, e em geral este é um local para caminhadas guiadas.

- Uma ideia muito legal - ir para a Carélia de carro com barracas! Aqui estão alguns bons acampamentos e locais de glamping:

  • Forest Glade
  • Abraço
  • Acampamento em Rautalahti

O percurso na Carélia de carro pode ser qualquer um - com pernoite, dois, sem nada (como afinal aconteceu connosco). Essa é a beleza de viajar de carro, não de trem ou ônibus. Inicialmente, calculamos uma rota na Carélia por 2 dias. Mas depois do Parque Ruskeala decidimos não visitar alguns lugares, cancelamos nossas reservas de hotel e voltamos para São Petersburgo. A razão é simples - estávamos cansados ​​e decidimos dedicar mais tempo a Peter.

Pin
Send
Share
Send