Os verdadeiros conhecedores de vinhos reais e aromáticos precisam apenas saber em que categorias todos os vinhos estão divididos. Assim, iniciamos uma história fascinante sobre as categorias de vinhos reais, que devem ser conhecidas não só por um verdadeiro conhecedor, mas também por um turista comum.
Desde 2011, todos os vinhos da União Europeia foram divididos em dois grupos: vinhos com nome geográfico e vinhos sem nome geográfico.
A primeira categoria inclui vinhos da categoria Vin de France (VDF)anteriormente chamado Vin deTable (VDT), vinho de mesa. Esta categoria inclui vinhos de uso diário, para os quais o princípio da limitação de rendimento não é utilizado.
Normalmente, esses vinhos vêm de variedades de uvas na França ou na União Europeia. Além disso, tais vinhos podem ser o resultado de um agrupamento de uma ou duas variedades de uvas, que podem estar indicadas no rótulo.
Vintage em vinhos desta categoria não especificado.
A segunda categoria, vinhos com nomes geográficos, inclui duas categorias: Indication Geographique Protegee (IGP) e Apellation d'Origine Protegee (AOP).
Indication Geographique Protegee (AOP) é um antigo vinho da categoria de vinhos Vin de Pays (VDP), vinho local. É importante aqui indicar a área de onde vem a colheita - se é um departamento de produção ou uma zona. Esses vinhos devem atender a critérios de qualidade mais rigorosos do que os vinhos da categoria. Vin de France.
Por exemplo, eles devem ser feitos de variedades de uvas aprovadas pelo governo, respeitando os limites de rendimento dos vinhedos. A variedade da uva deve ser indicada no rótulo.
O vinho mais comum nesta categoria são os vinhos varietais da região de Languedoc. Eles podem ser reconhecidos pelo nome da área de produção indicada na etiqueta - Pays d'Oc... Normalmente, esses vinhos são um bom exemplo de vinho de prazer, ao qual é adicionado o fator agradável de um preço favorável.
Apellation d'Origine Protegee
Apellation d'Origine Protegee (AOP) substitui Apellation d'Origine Controlee (AOC) e significa “Protegido por seu lugar de origem”. Tal como os vinhos IGP, apontam para uma área de produção precisa, neste caso bastante pequena, bem definida e de particular importância ao nível do seu terroir.
A categoria de vinhos AOP enfatiza a conexão entre o caráter do vinho e sua origem, solo, clima de sua zona de produção. Os vinhos AOP representam o mais alto nível de qualidade:
- área de produção claramente limitada,
- variedades de uvas permitidas,
- restrições de rendimento,
- Maneiras Recomendadas de Amarrar Vinhas
- nível mínimo de álcool permitido
- controle estrito da amostra
A maior parte dos vinhos produzidos na França são, evidentemente, precisamente os vinhos da categoria AOP - vinhos que possuem uma marca de qualidade e uma garantia do fabricante quanto à sua origem.
Pois bem, viajando pela França, agora você saberá a que categoria de vinho pertence o vinho e o que deve constar no rótulo de um bom vinho. Achamos que você fará a escolha certa ao vir até a loja para comprar vinho depois de ler este artigo informativo.
Recomendamos a leitura de nossos incríveis artigos sobre uma excursão ao centro de enoturismo de La Winery, leia sobre a rota do vinho da Alsácia, aprenda sobre as variedades de uvas com as quais os vinhos verdadeiros são feitos, se você não sabe qual vinho é mais adequado para carne ou outro comida, leia o incrível artigo sobre como escolher o vinho para os pratos.
Mais informações sobre como viajar pela Europa.