30 atrações principais da região de Irkutsk

Pin
Send
Share
Send

Para os turistas, a região de Irkutsk é, antes de tudo, uma coleção de objetos naturais incríveis, desde o Lago Baikal até várias áreas protegidas. Se falamos da capital da região, os museus de Irkutsk só podem dar lugar aos de Moscou. A galeria de arte possui uma impressionante coleção de pinturas, e o museu de história local existe desde o século 18, e suas exposições são verdadeiros tesouros de expedições para desenvolver territórios.

Alguns objetos, como os escritos de Shishkinsky, estão em perigo, pois são mal protegidos. Precisamos de tempo para nos familiarizar com este milagre arqueológico. Os peregrinos podem visitar mosteiros e igrejas ortodoxas, bem como montanhas sagradas e locais onde os xamãs realizam seus rituais desde a antiguidade.

Os lugares mais interessantes e bonitos da região

Lista, fotos com nomes e descrições de atrações populares!

Lago Baikal

Contém as maiores reservas de água doce. A singularidade do local natural é complementada por endemias: animais e plantas. A área ultrapassa 3,1 milhões de hectares, o litoral tem 2 mil km. A maior profundidade é de 1,6 km. Atrativos: o farol e o aterro no "porto do Baikal", cabos e baías, o pico Chersky, yurts instalados na costa, etc. O ecoturismo se desenvolve, as excursões começam nas grandes cidades próximas.

Ferrovia Circum-Baikal

Foi construída desde o início até meados do século passado. Comprimento - 260 km. O nome refere-se tanto à rota completa quanto ao trecho de 89 km: Slyudyanka II - Baikal. As estações nas estações são diferentes: de madeira a tijolo. A estrada não é usada tão ativamente como costumava ser. Particularmente notáveis ​​são as seções do túnel. Em alguns houve deslizamentos de terra, mas a maioria absoluta é adequada para a passagem de trens.

Thalaya Spring

É uma das fontes de água de Munok. O nome é obtido a partir do empréstimo. Localização - margem direita do Kirenga. Você pode chegar lá a pé ou de transporte da estação de Ulkan, ultrapassando 20 km. A composição da água é única em sua própria maneira: há radônio e nenhum sulfeto de hidrogênio. A água mineral é útil para o fígado, elevando o sistema imunológico, rins e restaurando a visão. Uma mini-fábrica de água engarrafada está operando nas proximidades desde 2004.

Ilha Olkhon

A maior das ilhas Baikal. A área é de 73 mil hectares. As ilhotas circundantes e Olkhon fazem parte do Parque Nacional Pribaikalsky. Existe uma população permanente. É separado do continente por dois estreitos. Passeios turísticos: museu de tradição local, rocha Shamanka, ruínas de uma parede protetora no Cabo Khorgoy, área de Peschanoe. Você pode chegar à ilha de balsa, antes disso você precisa obter uma licença.

Cabo Burkhan (rocha Shamanka)

Localizado na Ilha Olkhon. Tem dois picos, de 30 me 42 m de altura, que se estende por uma estreita área de terra no fundo do lago Baikal. Muitas lendas e mitos estão associados à caverna Shaman. Este lugar era sagrado, rituais eram realizados aqui. Existem duas entradas, e uma caverna foi formada devido ao desgaste das rochas. Do lado, na rocha, é claramente visível um afloramento de rocha, que se assemelha ao contorno de um dragão. Concedido o estatuto de monumento natural.

Geleiras de Kodar

O objeto, no qual não se acreditava até o final da década de 50 do século passado, é único por vários motivos. Está localizada longe dos mares e oceanos, o clima não é muito adequado para a formação de geleiras, a localização está abaixo da linha de neve condicional. O número total de geleiras é de cerca de 40, e sua área é de 900 hectares. A serra com o mesmo nome, onde se situa este monumento geológico, faz parte da reserva Vitim.

Reserva natural Baikal-Lensky

Fundada em 1986 e cobre uma área de mais de 659 mil hectares. Como o clima aqui é caprichoso, você precisa escolher com cuidado a hora de visitar o território e comprar roupas de reposição. Pontos turísticos: Baikal e as ilhas localizadas nele, a fonte do Lena, árvores, incluindo cedros, crescendo na área por vários séculos, uma parede de pedra de 900 m de comprimento, sobre a qual pouco se sabe.

Parque Nacional Pribaikalsky

Ela existe desde 1986. Criado para preservar as espécies endêmicas do Lago Baikal. A área é superior a 417 mil hectares, incluindo parcialmente três bairros da região. Aqui está um dos maiores locais de invernada de aves aquáticas do país. As atrações incluem monumentos naturais, por exemplo, o cedro "Coragem da Vida", Shaman-Kamen, Maloye More - uma parte do Baikal com infraestrutura turística, ilhas e pesca ativa.

Museu Etnográfico "Taltsy"

Inaugurado em 1969 na aldeia com o mesmo nome. Em uma área de 67 hectares, encontram-se objetos que refletem as peculiaridades dos séculos XVII-XX. Os primeiros a aparecer no museu foram edifícios de madeira que haviam sido removidos das áreas inundadas. Em "Taltsy" há um campo Evenk, uma torre da prisão de Ilimsky, uma área de ferreiro, um escorregador de gelo. Além de prédios e vitrines ao ar livre, o acervo reúne cerca de 8 mil itens.

Bochechas de lena

Eles estão localizados na área da foz do Ichera à foz do Vitim. Essas três curvas do canal do Lena são rochas, com até 200 m de altura, que se estendem por 3 km e são heterogêneas em toda a sua extensão. Não existem nomes separados, mas são numerados. Esta área é considerada muito difícil de navegar. Quando o tráfego de navios estava ativo aqui, um sinaleiro trabalhava continuamente para evitar desastres.

Quebra-gelo "Angara"

É um dos mais antigos navios sobreviventes deste tipo. Foi lançado pela primeira vez em 1990. Desempenhava suas funções no Lago Baikal e era requisitado antes da construção da ferrovia. Desde 1990, ele foi enviado para uma parada eterna no reservatório de Irkutsk, onde se tornou um museu. No interior, o mobiliário do navio está parcialmente preservado e algumas salas estão reservadas para a exposição.

Baikal-Amur Mainline

Foi construído em várias etapas, de 1938 ao século XXI. O comprimento da linha ferroviária é 39819 km. Isso torna o BAM um dos mais longos do planeta. Como a estrada está congestionada, é necessária modernização e expansão. Um dos trechos ferroviários mais ativos do país em operação. A implantação de novos trechos da rodovia ajudará no desenvolvimento da região.

Ponte Glazkovsky

Anteriormente chamado de Old Angarsk, em 2011 foi renomeado. Construído em 1936 em Angara em Irkutsk. Comprimento - 1245 m, largura - 18 metros. Possui 37 apoios e 4 vãos. Na ponte, tanto o tráfego de carros de quatro faixas como o tráfego de pedestres em zonas especiais em ambos os lados são permitidos. Existem também linhas de eléctrico. As estátuas deveriam ficar em 4 pilares, o projeto foi aceito, mas não concluído.

Cratera Patomsky

Descoberto na região de Bodaibo em 1949. Este objeto em forma de cone tem um diâmetro de 80 m. Parece especialmente impressionante à distância ou de uma altura no verão ou no final da primavera. Há uma vegetação bastante densa ao redor, e no centro da clareira condicional há uma cratera cinza imponente (devido às peculiaridades da rocha) com um núcleo convexo. Sua pesquisa continua até hoje, não há consenso sobre a idade do milagre geológico.

Observatório Astrofísico Baikal

Trabalha desde 1980 no assentamento Listvyanka. O local da construção não foi escolhido ao acaso, existe um microclima favorável à observação. Telescópios de vários tipos estão disponíveis para coletar dados por todos os métodos conhecidos. As principais tarefas do observatório são estudar a atividade solar e fenômenos incomuns associados ao sol. Em 2018, uma parte do equipamento foi substituída e aprimorada.

Mosteiro Znamensky

Foi mencionado pela primeira vez no final do século XVII. Localizado em Irkutsk. Após a revolução, ele gradualmente perdeu sua influência anterior e foi fechado. Restaurado em meados dos anos 90. A descoberta das relíquias de São Inocêncio desempenhou um papel importante nisso. Em 2004, o primeiro monumento do país a Kolchak foi erguido nas proximidades. Um lugar especial no mosteiro é ocupado pela necrópole, onde foram sepultados figuras proeminentes e não apenas clérigos.

Igreja do Salvador

Ele está localizado em Irkutsk e pertence ao território da extinta cidade de Kremlin. Mencionado pela primeira vez em 1672. O edifício de pedra substituiu o de madeira queimada já no século XVIII. Sob o domínio soviético, eles planejaram demolí-lo várias vezes, mas no final desistiram por um museu. Extensos murais ao ar livre sobreviveram. Uma grande reconstrução está em andamento, o templo é atualmente propriedade da Igreja Ortodoxa Russa.

130º trimestre de Irkutsk

A cidade criou deliberadamente essa zona de edifícios históricos. Monumentos arquitetônicos únicos de diferentes anos foram preservados ou foram transportados aqui. O território inclui 6 museus, 5 hotéis, uma sala de exposições, cafés, restaurantes e outras instalações, tanto turísticas como municipais. Uma das atrações é a escultura de Babr. Instalado em 2012, tem mais de 3,5 m de altura. Babr é uma tradução do nome do tigre Ussuri ou Amur.

Galeria Victor Bronstein

Coleção particular, a maior além dos Urais. Localizado em Irkutsk e aberto ao turismo em 2011. O número total de exposições ultrapassa mil e meio, é escultura, pintura, gráfica. O patrono coleciona sua coleção desde o final dos anos 90. Além da exposição permanente, a galeria às vezes acolhe exposições temporárias, por exemplo, de outros países, e também envia suas obras em turnê.

Museu Limnológico Baikal

Inicialmente, ele pertencia ao departamento da Academia Russa de Ciências, mas em 1993 tornou-se independente. Em 2008, o museu inaugurou um centro ambiental e uma escola de verão. A atividade do museu diz respeito ao estudo das peculiaridades do Lago Baikal, e as exposições aqui são apropriadas. Além disso, um amplo trabalho educacional está sendo realizado. Os dados são coletados e processados ​​online usando métodos modernos.

Nerpinary em Listvyanka

Aberto desde 2009. Shows com a participação de selos treinados são realizados regularmente. A ideia de fazer esse tipo de trabalho surgiu com os biólogos. As apresentações são realizadas várias vezes ao dia. Esses animais são considerados um dos símbolos do Lago Baikal. Entre outros, as estrelas locais se apresentam diante do público - as focas Tito e Nessie. Tem lojas de souvenirs, você pode tirar uma foto com as estrelas.

Usina hidrelétrica de Bratsk

A construção foi iniciada em 1954 e, 12 anos depois, as unidades foram totalmente comissionadas. A terceira maior hidrelétrica do país é importante para a Sibéria como um todo. A altura da barragem é de 125 m. Uma placa memorial foi erguida em homenagem aos construtores. Graças à sua criação, o reservatório de Bratsk foi formado. Seus volumes mudam constantemente, dependendo da época e da produção.

Monte Sagrado Yehe-Erdo

A tradução literal do nome é “grande protuberância”. A montanha pode ser facilmente encontrada a 2 km do Lago Baikal, perto da vila de Elantsy. O morro tem a forma correta e tem uma altura de 34 m, sendo um dos objetos de culto dos antigos buriates, que aqui passavam as férias. E apenas os xamãs chegavam ao topo durante datas importantes. As cerimônias estavam associadas principalmente a pedidos aos espíritos patronos locais.

Museu "Angarsk Village"

Fundado em Bratsk em 1979. Os edifícios típicos do povo Evenk foram recriados aqui. Situa-se numa zona verde, o que permite aqui a organização de festas e festivais folclóricos. A exposição ao ar livre é dividida em setores. Por exemplo, em russo, existem monumentos de arquitetura de madeira de diferentes anos. Ao longo de vários anos, a prisão de Bratsk do século 17 foi restaurada.

Reserva vitim

Ano de fundação 1982. Área - 585 mil hectares. Refere-se às áreas montanhosas e à bacia do Oceano Ártico. Os lagos locais, incluindo Oron, são de especial valor para exploradores e turistas. A localização explica o clima bastante severo. As temperaturas caem abaixo de -50 ° C e o inverno chega mais cedo. Embora a floresta cubra pouco mais de 10% do território, existem plantas raras.

Escritos de Shishkinsky

Um monumento arqueológico foi encontrado nas margens do rio Lena, perto da vila de Kachug. No total, são cerca de 3 mil desenhos, que ocupam rochas em graus variados de frequência ao longo de 3,5 km. Os mais antigos pertencem ao Neolítico. Alguns desenhos são muito claros e retratam cenas da vida ou de animais, muitos símbolos ilegíveis. As Escrituras estão em perigo, pois os avisos não protegem contra vândalos.

Museu de Arte Regional

Tem o nome de V.P.Sukachev, cuja galeria de arte se tornou a base do museu. Em 1920, todo o acervo, junto com o espólio, foi doado ao estado. A própria mansão é um monumento arquitetônico. Agora, os fundos somam cerca de 22 mil exposições. Eles não são apenas russos, mas também estrangeiros: Europa Ocidental, Oriente, etc. O museu realiza eventos temáticos, noites de câmara, encontros com artistas.

Museu Regional de Lore Local

É considerada a mais antiga da Sibéria, pois foi fundada no século 18 em Irkutsk. Inicialmente, os materiais das expedições e as exposições inusitadas trazidas foram mantidos aqui. Com o passar dos anos, a coleção foi reabastecida e agora está dividida em salas. 8 departamentos cobrem as direções principais, da história à moda e mídia. As transições em passeios turísticos são suaves e mostram como diferentes direções podem ser combinadas.

Cachoeira Ukovsky

Ele pode ser encontrado após dirigir 18 km de Nizhneudinsk. Recebeu o status de monumento natural federal. Altura - 20 m, largura - 10 m. Por estar localizada, por assim dizer, no canto da garganta, parece ser uma estrutura monumental escalonada. O fluxo é bastante poderoso, mas mutável, dependendo da estação. No inverno, a água congela, o que também é popular entre os turistas, a cachoeira parece uma escultura feita pelo homem.

Estepe Tazheranskaya

Ele se espalha entre o cume Primorsky e Baikal. A aldeia mais próxima é Elantsy. Este é um maciço pré-histórico que se destaca dos relevos locais. É assim que atrai turistas. Existem rumores sobre as pedras semipreciosas encontradas aqui. A área é rica em cavernas e lagos minerais, alguns dos quais ainda pouco conhecidos. Os pesquisadores estabeleceram que havia risers de pessoas antigas aqui.

Pin
Send
Share
Send