30 melhores monumentos de Perm

Pin
Send
Share
Send

A cidade de Perm é o lar de muitas pessoas excelentes. Além disso, os moradores da cidade participaram ativamente da proteção de sua terra natal dos invasores alemães, muitos morreram. Esta cidade e outros eventos históricos não passaram. Um grande número de monumentos diferentes dedicados a esses eventos foram instalados aqui.

Convencionalmente, os monumentos de Perm podem ser divididos em vários tipos. Em primeiro lugar, podemos destacar a direção histórica. Isso inclui monumentos dedicados a eventos ou períodos específicos da vida da cidade. O segundo tipo perpetua grandes pessoas. O terceiro tipo é dedicado a lendas, algumas imagens. E mais um tipo são os objetos de arte feitos de maneira moderna.

Monumentos históricos e modernos de Perm

Lista dos monumentos mais famosos da cidade.

Monumento aos heróis da frente e da retaguarda

Localizado próximo ao Teatro Drama, instalado em 1985. O monumento é dedicado à vitória na Grande Guerra Patriótica, a façanha do exército e do povo na defesa da pátria. O monumento é feito em forma de três figuras: um trabalhador, um guerreiro e a Pátria. Eles são do mesmo tamanho e isso mostra um feito igual. Este monumento é uma obra conjunta do escultor V. M. Klykov, do designer B. S. Gurvich, dos arquitetos R. I. Serdzhiev e V. Snegirev.

"A lenda do urso permanente"

Agora o monumento está localizado em frente à Loja de Departamentos Central, antes ficava ao lado da Filarmônica. Sua inauguração ocorreu em 2006. O monumento pesa mais de 2 toneladas e é feito de bronze. Aqui o urso é apresentado na forma de um animal majestoso e respeitável, como o verdadeiro mestre da taiga siberiana. Seu nariz e orelhas são cuidadosamente polidos, há uma crença: se você esfregá-los, seu desejo acalentado se tornará realidade.

"Portão de Perm"

É uma espécie de símbolo da cidade, que foi criada em 2011. Localizado no parque do 250º aniversário de Perm, não muito longe da estação. A escultura lembra um arco triunfal, ou uma enorme letra "P". O material de fabricação são toras de abeto, a altura do objeto é de 12 metros. A obra foi projetada pelo artista plástico Nikolai Polissky.

"Rio Kama"

O monumento foi erguido em 2010 na Rua Lenin. Mikhail Vasev, Dmitry Postnikov, Alexander Suvorov trabalharam em sua criação. Os materiais usados ​​foram metal e calcário Kungur. A escultura é feita em forma de cinco pilares de calcário, que são decorados com inserções de metal em forma de pássaros, animais, além de letras diversas. Sua altura é superior a 4 metros.

"A felicidade não está longe"

Este objeto de arte está localizado na margem do rio Kama, próximo à estação do rio. Foi criado pelo artista Boris Matrosov em 2005 para um festival de paisagem, e em 2017 o objeto foi transferido para a propriedade municipal. Esta escultura é feita de madeira compensada e pintada de vermelho. O objeto de arte tem cerca de 2 metros de altura.

"Orelhas salgadas de Permyak"

Reconhecido como o monumento mais estranho da Rússia. Localizado perto do hotel "Prikamye". Instalado em 2006. E foi criado pelo arquiteto Rustam Ismagilov. O monumento consiste em duas partes. Ele apresenta a figura de um fotógrafo e uma moldura de orelha grande na qual você pode colocar seu rosto. O apelido de "espigas salgadas de permanente" está associado à indústria do sal. Esse era o nome de quem carregava sacos de sal nos ombros. Por causa disso, suas orelhas estavam vermelhas e aumentadas.

Monumento ao Encanador

Localizado próximo ao Parque Gorky. Foi criado em 2006 pelo famoso arquitecto Rustam Ismagilov especialmente para o 120º aniversário do sistema de abastecimento de água da cidade. A escultura é composta por 3 partes. A primeira parte é a figura do encanador, que é a chave aqui. A segunda parte é um cano de água e há uma válvula simbólica aqui. E o terceiro é uma concha, mostrando os pensamentos de um encanador.

"Covarde, Goonies e Experiente"

A escultura está localizada na praça ao lado do cinema Kristall. É de bronze, instalado em 2010. Representa personagens cômicos das comédias de Gaidai. Os filmes com sua participação foram rodados na era soviética, mas mesmo agora eles não perdem sua popularidade. A escultura retrata a trindade cômica do filme "Prisioneiro do Cáucaso". Eles são feitos em pleno crescimento.

Monumento a V.N.Tatishchev

Inaugurado em 2003 em homenagem aos 280 anos da cidade. Vasily Tatishchev não é apenas um estadista famoso, escritor famoso, geógrafo, mas também o fundador de Perm. O monumento é fundido em bronze e é representado em toda a sua altura, e a base escalonada é feita de granito. É uma figura com uma capa nos ombros, nas pontas das quais estão balas de canhão, dois morteiros.

Monumento a V. Lenin

O monumento está localizado no centro da praça teatral em frente ao teatro. O monumento foi inaugurado em 1954. Os autores do monumento são o escultor Georgy Neroda e o artista Ivan Taranov. Fabricado em bronze e apresentado em altura total. O pedestal é de granito vermelho e a inscrição "Lenin" é de granito preto.

Monumento ao Corpo de Voluntários dos Urais

O memorial foi inaugurado em 1963. Dedicado ao Volunteer Tank Corps, que fazia parte do Ural Tank Corps. Os criadores do monumento: escultor I. Shardakov, arquiteto A. Shorina. O memorial é composto por 3 elementos. O primeiro é um tanque T-34 montado em um pedestal. A segunda é uma laje de estela. E o terceiro elemento é uma parede com relevo.

Monumento a A. Pushkin

O monumento foi feito em 1983 pelos escultores V. Klykov e M. Futlik, mas foi instalado apenas em 1993. Foi fundido em cobre e fixado a uma fundação e pedestal de concreto. A escultura é retratada de corpo inteiro, usando uma capa e cartola. No lado norte, há paredes-colunas, nas quais estão representados os heróis dos contos de fadas. Essas colunas foram danificadas anteriormente por vândalos, mas foram restauradas em 2013.

Memorial "Vencedor-guerreiro"

Foi instalado em 1985. O memorial consiste em uma estela, 2 canhões, uma parede de concreto com uma placa. É dedicado aos trabalhadores da fábrica de Motovilikhinsky, que morreram lutando pela cidade. Seus nomes estão imortalizados aqui. Os autores do memorial são o arquiteto Y. Semerdzhiev, o escultor V. Klykov. O dia 9 de maio é comemorado em frente ao monumento todos os anos.

"MiG na decolagem"

O monumento está localizado no cruzamento da Rua Chkalov com a Avenida Komsomolsky. Foi inaugurado em 2014. Os autores são o arquiteto Vladimir Sarkisov, os designers Sergei Khudanin e Sergei Glazyrin. A escultura é dedicada ao 80º aniversário da produção de motores para aeronaves Perm. É uma cópia exata da aeronave de combate MiG-31.

Monumento a Nicolau, o Wonderworker

Ele está localizado na Praça da Catedral ao lado da Galeria de Arte do Estado. O monumento foi inaugurado e consagrado em 2008. E foi criado pelo escultor Vyacheslav Klykov. O monumento é feito de bronze. É a figura de um santo em tamanho natural, montada sobre um pedestal de granito vermelho.

Monumento a B.L. Pasternak

O monumento está localizado na Praça do Teatro, instalada em 2009. Seu autor é o famoso escultor Elena Munts. O monumento é feito de bronze e instalado sobre um pedestal de granito com seu nome gravado nele. Representa um busto. O grande escritor é representado aqui como um jovem jovem, com um olhar sonhador dirigido ao longe.

"Ivan Semyonov"

Ele está localizado no jardim público Zhelaniy na rua Sibirskaya. O monumento é dedicado a Ivan Semenov, um famoso personagem literário. Ele é um famoso aluno do segundo ano e do segundo ano. A escultura foi inaugurada em 2003 no Dia do Conhecimento. É feito de pedra arenosa e feito de vegetação natural. O aluno veste uniforme escolar com pasta entre as pernas.

"Aos Heróis da Guerra Civil"

Este monumento está localizado no jardim público Reshetnikov. Seus autores são o escultor Y. Ekubenko, o arquiteto M. Futlik. A instalação foi instalada em 1985.O grupo escultórico é composto por seis figuras de ferro fundido com 5 metros de altura. Este grupo inclui: um marinheiro, uma enfermeira que apóia os feridos, um artilheiro, um comissário, um soldado do Exército Vermelho. O monumento está instalado sobre um estilóbato revestido a granito.

Monumento semáforo

Em 2010, foi erguido um monumento na cidade, que tem a forma de um semáforo pendurado na parede. Situa-se na parte externa do departamento regional especializado de montagem e manutenção. Este é um verdadeiro semáforo, um dos primeiros a ser instalado na cidade. A sua instalação coincidiu com o Dia Internacional dos Semáforos.

Monumento às Vítimas da Repressão Política

Ele está localizado na encosta oeste do cemitério Yegoshikhinsky, próximo ao SIZO No. 1. O local não foi escolhido por acaso, pois antes havia uma prisão do NKVD aqui. O monumento é executado em forma de campanário com sino de alarme e cerca de arame farpado. Essas cercas foram trazidas do Gulag. Sua altura é de cerca de 6,3 metros. O autor deste projeto é o arquiteto Mikhail Futlik. O monumento foi erguido em 1996 com doações de moradores.

"Escaravelho"

A inauguração deste objeto de arte ocorreu em 2011. Está localizado no Parque das Pedras, que fica ao lado da estação ferroviária. O autor desta escultura é Moldakul Narymbetov. É uma grande bola de borracha com mais de três metros de altura e um escaravelho tentando rolá-la. O material são pneus de carros velhos. É um símbolo dos problemas ambientais de nosso tempo.

Monumento ao Dr. Graal

O monumento foi inaugurado em 2003. Foi instalado em um jardim público próximo ao hospital clínico da cidade. O monumento é dedicado ao famoso médico filantropo. No final do século 17 - início do século 19, ele tratou as pessoas do distrito às suas próprias custas. Ele também foi médico forense, especialista médico militar e supervisionou instituições de ensino. A escultura é fundida em bronze e tem 4,5 metros de altura. Ele está localizado em um pedestal de ferro fundido.

Monumento a A. Popov

O monumento foi inaugurado em 2013 no Dia da Cidade. Este é um projeto do escultor A. Matveev, dos arquitetos D. Lapshin e E. Koltsova. O monumento é feito de bronze e é apresentado em tamanho natural. Sua altura é de 5 metros. Além do famoso cientista, há uma foto de um transmissor e um receptor. Afinal, Alexander Popov é um famoso físico e inventor do rádio. Aqui, ele é retratado com 18 anos, após se formar no seminário.

Busto de F.E.Dzerzhinsky

O monumento foi erguido em 1977 no parque com o mesmo nome, em frente ao edifício da administração distrital. O autor deste projeto é A. Uralsky. O monumento é feito de cimento, coberto com bronze e instalado sobre um pedestal alto. Sua altura é de cerca de 3,5 metros. É feito em forma de busto na altura dos ombros. Ele retrata a grande figura revolucionária e política Felix Dzerzhinsky.

Complexo memorial na montanha Vyshka

O complexo está localizado no ponto mais alto da cidade, na montanha Vyshka. É um memorial, que consiste em três partes. A primeira parte é um monumento dedicado aos revolucionários de 1005, erguido em 1920. A segunda parte são os enterros que foram feitos em 1929-1975. O terceiro é um museu e exposição de diorama. Em 1963, o fogo da Glória Eterna foi aceso.

"Maçã"

A escultura está localizada em frente à Biblioteca Gorky no canteiro central, foi instalada em 2010. A autora desta obra foi a artista Zhanna Kadyrova. A escultura é uma maçã mordida. De cima, é coberto por ladrilhos verdes. E dentro há tijolos, que são os restos de velhas paredes. Não há uma interpretação unificada deste monumento.

Busto de D. Mamin-Sibiryak

O monumento foi inaugurado em 1974 na Praça da Catedral ao lado da galeria de arte. Seus criadores são o arquiteto M. Futlik e o escultor A. A altura do monumento é de 3 metros, é feito de cobre. É feito em forma de busto, que é instalado sobre um pedestal de granito. A escultura é dedicada ao famoso dramaturgo e escritor Dmitry Mamin-Sibiryak. Em suas obras, ele freqüentemente descreveu Perm.

"Fraternidade Quebrada"

A composição está localizada no beco da praça que leva o nome do Exército Soviético. Foi inaugurado em 1994. Consiste em 4 figuras que representam soldados que perderam seus companheiros. Fabricado em ferro fundido. O pedestal é uma estrela de concreto de cinco pontas revestida de granito vermelho. No lado sul existe um prisma: “Afeganistão. 1979-1989 ". Em torno desta escultura existem placas de mármore com os nomes dos heróis-internacionalistas caídos.

Monumento a Pedro e Fevronia

O monumento foi inaugurado em 2013. Instalado no cruzamento das ruas Sibirskaya e Polina Osipenko no parque "Três gerações". É dedicado aos Santos Pedro e Fevronia. Eles são considerados os patronos dos laços familiares e do amor. Durante sua vida, eles foram um exemplo de amor, lealdade e uma família forte. O autor do projeto é o escultor K. Chernyavsky. O monumento representa Pedro e Fevronia em roupas do século 16. Eles são fundidos em bronze e instalados em um pequeno pedestal.

Barco blindado AK-454

O monumento foi erguido em 1974 em 9 de maio próximo à entrada da fábrica Kama. É um barco blindado de combate que participou das batalhas da Grande Guerra Patriótica. Instalado em pedestal de mármore cinza, seu comprimento é de 20 metros. Esta escultura é dedicada à memória dos operários que heroicamente morreram lutando por sua pátria. Existem placas de mármore com os nomes das vítimas instaladas perto do monumento.

Pin
Send
Share
Send