A apenas mil quilômetros do Pólo Norte fica o arquipélago de Svalbard. Os noruegueses o apelidaram de Svalbard, que significa costa fria. Este é o ponto mais ao norte onde as pessoas vivem. Há muito poucos deles aqui - cerca de três mil pessoas, e as pessoas aqui são tão severas quanto a natureza de Svalbard.
O clima em Svalbard é ártico. No inverno, a temperatura cai para -20 ° C, e no verão sobe para + 6 ° C. No entanto, devido ao fato de que o ar frio polar encontra o ar marinho suave e úmido do sul, o clima aqui pode mudar drasticamente. Fortes ventos sopram no inverno e nevoeiros caem no verão. Apesar disso, o clima é mais ameno aqui do que nos anos 80, devido ao braço da Corrente do Golfo, que lava a costa ocidental do arquipélago.
A natureza nas ilhas é quase intocada. Praticamente não sofre influência humana - quase 60% da área do arquipélago é ocupada por reservas naturais. Apesar de as geleiras de Svalbard estarem derretendo, elas ocupam quase metade do território da ilha.
As Ilhas Spitsbergen são um paraíso para os ursos polares. Às vezes, eles perambulam pelas aldeias em busca de comida, por isso é melhor se locomover pelo arquipélago com uma arma. As armas de fogo podem ser compradas ou alugadas aqui.
Você pode viajar pelas ilhas de snowmobile ou trenós puxados por cães.
Além dos ursos polares, os únicos mamíferos nas ilhas são as renas de Svalbard e as raposas do Ártico. Mas há muitos animais marinhos e pássaros no arquipélago. A vegetação é tundra, no entanto, apesar da aparente escassez, existem cerca de 170 espécies de plantas.
As paisagens de Svalbard são únicas e extremamente pitorescas - as margens do arquipélago são recortadas por estreitos e baías. Os fiordes são de tirar o fôlego e as misteriosas neblinas que cobrem as ilhas vão encantar a todos. A maior parte do arquipélago é ocupada por montanhas com o ponto mais alto Newton (1713 m). As montanhas nas ilhas são verdadeiramente surpreendentes, parecem ser em dobras de tecido, em cortinas. Nas encostas costeiras, essas estruturas dobradas com camadas de várias rochas são especialmente visíveis.
Na primavera, nas montanhas, você pode ver o chamado fantasma quebrado e o belo fenômeno óptico "gloria", e no inverno - as luzes do norte.
Spitsbergen: vídeo
Convidamos você a fazer uma curta viagem a Svalbard assistindo a este lindo vídeo.