Aurora boreal: onde ver na Rússia e no exterior

Pin
Send
Share
Send

Você sonha em ver os flashes encantadores do céu com seus próprios olhos? Diremos como e quando as luzes do norte aparecerão. Saiba mais sobre os passeios e locais da aurora boreal para ver uma vista única na Rússia e no exterior.


Mapa da aurora boreal

Mapa de cidades e lugares na Rússia e no exterior, de onde você pode assistir as luzes do norte.

Como as luzes do norte aparecem

Costumávamos dizer "norte", mas a aurora também existe no outro hemisfério. Pouco se sabe sobre ele, pois a Antártica foi descoberta há apenas cerca de 120 anos e, portanto, o tempo de pesquisa é curto. A aurora é o brilho das camadas superiores da atmosfera terrestre, formada por partículas carregadas do vento solar.

É um erro acreditar que esteja associado a flutuações do tempo, por exemplo, geadas severas. Um fenômeno natural depende apenas dos fluxos de matéria que o sol emite. O brilho ocorre em altitudes de 200 a 400 km, mas às vezes uma mistura de nitrogênio e oxigênio brilha a uma altitude de 110 km.

Como os pólos magnéticos de nosso planeta são diferentes dos geográficos, a aurora ocorre nas latitudes 67-70 °. Muito menos frequentemente acontece um pouco ao norte e ao sul.

Conselho... Procure previsões precisas da atividade solar em locais astronômicos e meteorológicos. Se uma tempestade magnética for esperada no Sol, a probabilidade de testemunhar explosões milagrosas aumenta.

Quando você pode ver

A aurora ocorre no outono, inverno e primavera. É extremamente raro no verão. Na entressafra e nos meses mais frios do ano, o ar tem uma temperatura ideal e em altas altitudes reage facilmente com as partículas carregadas do vento solar. No verão, a atmosfera é aquecida, por isso a reação desejada não ocorre. O mais provável de ver belos flashes entre os equinócios de outono e primavera - de 22 de setembro a 22 de março.

A maioria de nós está convencida de que as luzes do norte só acontecem no escuro. Isso não é verdade! A "dança do céu" acontece a qualquer hora do dia, mas sob o sol forte é praticamente invisível.

Em todo o seu esplendor, as cores da aurora boreal, ou "amanhecer do norte", aparecem no céu estrelado sem nuvens. Depois que o sol se põe no horizonte, a aurora começa ... Ou não. Tudo depende da sorte!

Como ver a aurora boreal

O que é visto... Para as observações, apenas uma coisa é necessária - escolher o lugar certo, a estação do ano e não se esquecer de olhar para o céu de vez em quando. As dimensões das luzes do norte são incríveis. Ela se estende por 3.000 km - em todo o céu. Apenas pequenos campos pretos permanecem nas bordas, e o resto está brilhando com luzes multicoloridas.

Quem já viu a aurora fica impressionado com a velocidade com que as cores mudam. Flashes azuis brilharam acima de sua cabeça, e um segundo depois a cor mudou para verde. Às vezes, aparecem tons de vermelho e amarelo. O roxo é extremamente raro. O motivo está na composição química das moléculas de ar. Pela primeira vez, reflexos roxos foram vistos apenas alguns anos atrás.

O magnífico show dura muito tempo - 30-40 minutos de cada vez. Em alguns lugares, o brilho dura várias horas ou até dias. O milagre da natureza é hipnotizante e pode ser difícil desvencilhar-se dele.

Fotografando e filmando... Em fotografias amadoras, as luzes do norte não parecem tão impressionantes quanto ao vivo. O fato é que os flashes no céu noturno são um fenômeno bastante obscuro para a óptica comum. Para obter uma foto e um vídeo eficazes, você precisa ter uma lente sensível, uma grande matriz, um tripé, ser bem versado nas configurações e ser capaz de tirar fotos panorâmicas.

Passeios da aurora boreal

Os passeios para quem gosta de ver a aurora boreal são muito procurados em todos os países do mundo. A razão para o boom da demanda é simples. O sol em breve entrará em uma fase de baixa atividade de 11 anos. O fenômeno natural incomum permanecerá, mas não parecerá tão impressionante como agora.

Na Rússia... A caça às luzes polares de 20 de agosto a 10 de abril é realizada em Murmansk. As viagens planejadas para 3-5 horas custam a partir de 5.500 rublos, e as viagens de 6-8 horas - a partir de 7.000 rublos. Os participantes são acompanhados por um guia. Os turistas contam com translado do hotel ao local de observação, refeições no caminho e fotos tiradas por profissionais. Tour de caça à aurora boreal →

As agências de viagens russas organizam excursões fotográficas de três dias da Aurora Boreal no Mar Branco. Uma viagem ativa de snowmobile começa na estação ferroviária de Chupa. Seu programa inclui duas noites em chalés aconchegantes, três refeições diárias, serviço de guia, aluguel de equipamentos esportivos e sauna. O custo dos passeios começa em 21.000 rublos.

No exterior... Como os noruegueses consideram o fenômeno natural um marco nacional, eles transformaram as excursões da Aurora Boreal em um verdadeiro negócio. Os turistas podem se hospedar em hotéis com tetos de vidro e ver o lindo brilho sem sair de casa. Um quarto duplo custará 150 euros. Outro serviço é a hospedagem nos iglus de gelo. Neste caso, os hóspedes são tratados com vinho quente com especiarias.

Veja as luzes do norte em Svalbard em um cruzeiro de uma semana. A viagem marítima pelos fiordes é organizada em um veleiro de dois mastros. Começa e termina na cidade norueguesa de Longyearbyen e inclui visitas aos museus da Pomerânia e excursões às geleiras.

Há passeios na Islândia a partir de Reykjavik. Os custos de viagem baratos a partir de 50 euros são realizados por ônibus. Quem quiser uma verdadeira aventura de inverno vai dar um passeio de jipe ​​por 2.000 euros. O local mais popular para os caçadores da aurora boreal é Akureyri.

Conselho... Se você gostaria de fazer um passeio para ver a aurora boreal, vista-se como um caminhante: roupa íntima térmica, lã, botas quentes de inverno, calças de inverno e um casaco que protege bem do frio e do vento. Certifique-se de ter um chapéu, cachecol e luvas ou luvas quentes.

Onde ver a aurora boreal na Rússia

As latitudes onde você pode ver as luzes do norte na Rússia passam por vários assuntos federais ao mesmo tempo - desde a fronteira com a Finlândia até Chukotka.

Região de Murmansk... Por 42 dias, a noite polar reina na Península de Kola, e a escuridão aumenta muito as chances de ver o brilho celestial. É conveniente chegar a Murmansk. A viagem de trem de Moscou leva 30-35 horas, e de avião - 2-2,5 horas.

Murmansk é bem iluminada, portanto, para um show mais brilhante, escolha pequenas cidades e vilarejos. Os locais onde você pode ver excelentes luzes polares são Pechenga, Vidyaevo, Kandalaksha e Teriberka.

Luzes do norte em Murmansk

Montanhas Khibiny... É bom ver a aurora boreal de Kirovsk e Apatit. É ainda melhor observar o fenômeno natural desde o centro recreativo Kuelporr, que está localizado na parte central do vale do rio Kukisvumchorr. Devido ao terreno montanhoso, as chances de ver a aurora no Khibiny são altas. Mas a infra-estrutura turística é pouco desenvolvida aqui, então você precisa combinar a acomodação com antecedência.

Região de Arkhangelsk... Uma vantagem indiscutível da região é um grande número de dias sem nuvens. As luzes do norte são visíveis em Arkhangelsk. Os trens vão para o centro regional de Moscou e São Petersburgo. Quem quiser chegar mais rápido ao local voa aqui de avião.

Para admirar o espetáculo colorido em toda a sua glória, siga para os distritos ao norte da região. Segundo os fotógrafos, as melhores fotos da aurora são tiradas das margens da Dvina Setentrional.

República Komi encontra-se em uma latitude favorável para um fenômeno natural, portanto, as luzes do norte estão frequentemente aqui. Na capital de Komi - Syktyvkar - um brilho desbotado no céu foi observado desde o final do verão. Para ver os transbordamentos brilhantes, planeje uma viagem para Inta, Usinsk ou Vorkuta.

Distrito autônomo de Yamalo-Nenets... É fácil vir para Labytnangi. Os trens vão da parte central do país para a cidade. Há apenas uma desvantagem de viajar para Labytnangi - há poucos hotéis aqui.

No leste da Rússia... Para observar as luzes do norte na Sibéria, os turistas viajam para Yakutsk ou Magadan. A República de Sakha (Yakutia) é uma das regiões mais frias do país. No inverno, a temperatura costuma cair abaixo de -50 ° C. Excelentes condições para observação em um dos povoados mais setentrionais do país - Khatanga. As pessoas voam de Norilsk e Krasnoyarsk para Taimyr, e a estrada é cara.

Conselho... Ao viajar por conta própria, descubra se há uma entrada para a aldeia desejada na baixa temporada ou no inverno.

Onde ver as luzes do norte no exterior

Noruega... Os habitantes do país têm sorte, porque a aurora boreal os deixa felizes por 2 a 3 semanas seguidas. Todas as regiões do norte da Noruega são adequadas para visitas, por exemplo, a cidade de Tromsø ou o Cabo Norte. Apesar de ser o extremo norte do Velho Mundo, no inverno a temperatura no Cabo Norte é de apenas -3 ... -11 ° С.

É interessante ir a Svalbard pelo brilho. A capital local - a cidade de Longyearbyen - está localizada a 78 ° de latitude norte. Voos da Rússia apenas com baldeações. O brilho aparece todas as noites sem nuvens de novembro a março. Escolha um local adequado e observe o céu das 21:00 às 23:00.

Finlândia... Ótima ideia para assistir as luzes do norte no país de Suomi! As cidades finlandesas são conectadas por excelentes rodovias. Os turistas dirigem para fora dos assentamentos iluminados, diminuem a velocidade nas laterais e apreciam o espetáculo colorido com prazer. É melhor fazer isso imediatamente após o pôr do sol.

Suécia... Vários anos atrás, o popular Lonely Planet foi eleito o melhor local das luzes do norte do mundo. Este é o centro da Aurora Sky Station. Ele está localizado em um parque natural perto da cidade de Abisko. As pessoas voam de Estocolmo ou Kiruna para cá.

Alasca... Muitos turistas vão para a América para ver a aurora boreal. O estado do Alasca está isolado do continente principal por montanhas, por isso tem um microclima especial favorável para ver flashes celestiais.

No hemisfério sul... Embora também exista um fenômeno natural aqui, as condições de observação não são fáceis. O fato é que a latitude sul 67-70 ° cai principalmente nos mares. Para ver a aurora, é necessário um bom tempo sobre o mar, o que não acontece com frequência no sul do nosso planeta.

Um ótimo lugar é a Ilha Stewart, a mais meridional da gama de ilhas da Nova Zelândia. No dialeto Maori, é chamado de "Céu Ardente". Este é o ponto de distribuição mais meridional da aurora. Oban, a única cidade da ilha, tem uma população de apenas 322 habitantes.

Conselho... Ninguém pode dar garantias exatas se as luzes do norte ocorrerão ou não. Para não desanimar, planeje outras atividades interessantes durante a sua viagem. Pratique snowmobile, esqui cross-country, esqui alpino, banhos de vapor, pesca no gelo ou uma excursão.

Experiência pessoal de caça às luzes do norte na Rússia

Um grupo de alunos e alunos do ensino médio e eu “pegamos” as luzes do norte duas vezes. Não vimos pela primeira vez: acabamos de sair de férias e não houve um único dia sem nuvens.

Na segunda vez, fomos, já percebendo que precisamos de um céu sem nuvens. E com sorte.

A coisa principal. Descubra a previsão do tempo, bem como explosões solares. Isso é possível em sites, é possível por meio de aplicativos - por exemplo, Aurora Forecast. Se você está estritamente limitado em datas, considere o lazer em caso de nebulosidade - não será tão ofensivo em caso de falha.

A opção de orçamento é o Khibiny. É fácil chegar a Kirovsk de trem, ônibus ou de carro. Você pode alugar um apartamento pelo Airbnb. Se você quer um céu sem luz da cidade, vá passar algumas noites na base de Kuelporr. Está completamente escuro lá - você pode ver tudo. No entanto, a própria Kirovsk está cheia de arredores escuros.

O que fazer em Kirovsk e arredores? Durante o dia, vá esquiar nos passes circundantes, por exemplo, Ramsay, faça esqui alpino, snowboard ou mota de neve. Todos os anos, uma vila de neve espetacular é construída perto da cidade de gelo.

Em Kirovka, você pode ir ao Jardim Botânico Polar, ao Museu Mineralógico, à fazenda de renas e andar de trenó puxado por cães.

De Kirovsk, eles levam você em excursões interessantes. Fizemos um tour pela usina nuclear de Kola. Há viagens a templos, à Reserva Natural Laplandsky, a Murmansk. Gostamos dos passeios que o Denis Rogozin organiza. Eles não têm preços exorbitantes e programas interessantes.

Mesmo se você não tiver sorte com a aurora boreal, não será entediante!

Pin
Send
Share
Send